Biografia

Dalmo Medeiros, é carioca, 55 anos, casado, tem dois filhos, é jornalista, historiador e músico, além de atuar também na publicidade. Cria e produz jingles comerciais para rádio e TV, para diversas produtoras do Rio de Janeiro e de Salvador.

Iniciou sua carreira musical no Rio de Janeiro, no inicio da década de 70, participando de vários grupos vocais e instrumentais, até que, em 79, foi convidado para cantar no grupo vocal “Céu da Boca”, com participações em shows, projetos e gravações de discos de artistas, tais como: Elis Regina , Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Nara Leão, Joyce, César Camargo Mariano, Luis Eça, Edu Lobo, Ivan Lins, Tom Jobim, e muitos outros. Além disso, teve composições suas gravadas tanto pelo Céu da Boca quanto pelo grupo Boca Livre. Entre os artistas que já o gravaram estão: Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Erasmo Carlos, Bandas Cheiro de Amor, Mel, Pimenta Nativa, Nadegueto, Bandabah, Boca Livre, Roupa Nova, entre outros.

Foi para a Bahia, em 89, como jornalista, e em salvador, conheceu o compositor Walter Queiroz, que o convidou para trabalhar na produção de seus jingles políticos nos Estúdios WR. Na WR, foi convidado por Wesley Rangel para participar da produção dos vocais de jingles e discos, e atráves de seu parceiro Danilo Caymmi, foi ampliando sua atuação na Bahia e no Rio de Janeiro.

Em Salvador, gravou os vocais dos discos do Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Cheiro de Amor, Netinho, Ricardo Chaves, Edson Gomes, Sarajane, Tonho Matéria, Pimenta Nativa, entre outros, bem como faz direção de voz em estúdio para diversos artistas baianos. Na criação de jingles, foi premiado no festival de jingles da Encol, concorrendo com mais de 100 criadores da Bahia, em 92. Com o primeiro lugar. nesse festival nasceu uma parceria com o compositor e cantor baiano Carlos Pitta, que, nesse mesmo festival, ficou em segundo lugar. Essa parceria já rendeu sucessos para Elba Ramalho, Cheiro de Amor, Banda Mel, Alcimar Monteiro, Margareth Menezes, Nadegueto, Pimenta Nativa, e muitos outros artistas.

Mantém também uma parceria com o cantor e compositor Danilo Caymmi, com os autores Mauricio Gaetani, Fernanda Mello, Munir Trad, Miltinho (MPB4) e Carlos Colla. Juntamente com Angela Lopo, sua colega de vocais em diversos discos na Bahia, idealizaram o Grupo “Dendê Diet”, onde trabalharam a música mpb baiana com uma roupagem pop e jazzística. Em 2002 voltou a Rio e montou Cursos de Produção Musical nas Organizações Helio Alonso (Facha) e ampliou seu contrato com a BMG Editora. No inicio de 2004, foi convidado a ingressar no grupo MPB4, substituindo o cantor Ruy Faria que deixou o grupo. Gravou, em maio de 2006, com o MPB4, o DVD 40 anos de MPB4, com participações de Chico Buarque, Cauby Peixoto (seu tio), Zeca Pagodinho, Quarteto em Cy, Milton Nascimento e a cantora Roberta Sá. Já realizou mais de cem shows com o MPB4, em diversas cidades brasileiras.

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, no inicio da década de 1970, participando de vários grupos vocais e instrumentais.

Na década de 1980, fez parte do grupo vocal Céu da Boca, com o qual lançou os LPs “Céu da Boca” (1981) e “Baratotal” (1982), vencedor de dois prêmios de melhor grupo vocal pela Associação de Críticos de São Paulo, apresentou-se em shows, participou do Projeto Pixinguinha e atuou em gravações de discos de vários artistas, como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Joyce, César Camargo Mariano, Luiz Eça, Edu Lobo, Ivan Lins e Tom Jobim, entre outros.

Em 1989, mudou-se para Salvador, onde atuou como jornalista e também como compositor e produtor de jingles para diversos estúdios baianos e de outras cidades da região Norte-Nordeste, além do Rio de Janeiro.

Juntamente com Ângela Lopo, sua colega de vocais em diversos discos, idealizou o grupo Dendê Diet, trabalhando a música baiana com uma roupagem jazzística. O conjunto gravou dois discos, um dos quais dedicado à obra do compositor baiano Assis Valente.

Atuou como vocalista em discos de vários artistas baianos, como Netinho, Ricardo Chaves, Edson Gomes, Sarajane, Tonho Matéria, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Cheiro de Amor e Pimenta Nativa, além de fazer direção de voz em estúdio para diversos intérpretes.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções vários artistas, como Céu da Boca (“Trindade”, “Terra (Arado)” e “Araguaia”, essa última com João Fernando Vianna), Boca Livre (“Terra (Arado)”), Elba Ramalho (“Proibir pra que”, com Carlos Pitta), Ivete Sangalo (“Batismo”), Eliana (“Felicidade”, com Marcelo Guimarães), Margareth Menezes (“Música do mundo”, com Carlos Pitta), Cheiro de Amor (“Mais do que paixão”, com Carlos Pitta), Bandabah (“Do Caribe”, com Danilo Caymmi), Carlos Pitta (“Forró brasileiro”, “Amor de mil carinhos” e “Mais perto das estrelas”, parcerias de ambos), Claudia Moura (“Parece que é blues”), Pimenta Nativa, Mil Milhas, Banda Mel, Nadegueto, Alcimar Monteiro e Tenison Del Rey, entre outros.

Em 2004, sua canção “Musa do verão” (c/ Danilo Caymmi e Sergio Saraceni) foi incluída na novela “Celebridades” (Rede Globo). Nesse mesmo ano, passou a integrar o grupo vocal MPB-4, ao lado de Miltinho, Aquiles e Magro Waghabi. Sua estréia foi no evento “64 + 40: Golpe e Campo(us) de Resistência”, quando o grupo fez o show de encerramento, realizado no campus da UFRJ, na Praia Vermelha.

Obra

Amor de mil carinhos (c/ Carlos Pitta) • Arado • Araguaia (c/ João Fernando Vianna) • Batismo • Do Caribe (c/ Danilo Caymmi) • Felicidade (c/ Marcelo Guimarães) • Forró brasileiro (c/ Carlos Pitta) • Mais do que paixão (c/ Carlos Pitta) • Mais perto das estrelas (c/ Carlos Pitta) • Musa do verão (c/ Danilo Caymmi e Sergio Saraceni) • Música do mundo (c/ Carlos Pitta) • Parece que é blues • Proibir pra que (c/ Carlos Pitta) • Terra (Arado) • Trindade • A flor da Pele (c/Mauricio Gaetani)

Referência: Dicionário Cravo Albin