Biografia

Cantor. Estudou no Centro Educacional de Niterói, tendo integrado o coral do colégio, sob a regência do professor Hermano Soares de Sá. Participou da formação do Centro Popular de Cultura da Universidade Federal Fluminense (CPC da UFF). Nessa época, começou a cantar em grupo vocal.

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1965, como um dos integrantes, juntamente com Magro, Miltinho e Ruy, do grupo vocal MPB-4, com o qual atua desde então.

Entre 1982 e 1985, exerceu o cargo de presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro. Em 1986, idealizou o projeto “Nordeste Já!” O disco, gravado com a participação de dezenas de artistas, teve sua venda destinada às vítimas das enchentes do Nordeste.

Atuou como empresário do MPB-4 durante dois anos, tendo produzido, em 1990, o show “Niterói, Niterói”, realizado durante dois meses em uma das barcas que faz a travessia entre Rio de Janeiro e Niterói.

Em 1992, co-idealizou e coordenou o projeto “Se essa rua fosse minha”, dedicado aos meninos e meninas de rua na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Assina coluna semanal nas publicações “Meio Norte”, de Teresina, e “Jornal da Cidade”, de Poços de Caldas.

Em 2004, publicou o livro “O gogó de Aquiles” (editora A Girafa), com lançamento no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o evento “64 + 40: Golpe e Campo(u)s de Resistência”.

Obra

Música: Mar da tranqüilidade (c/ Ruy e Cynara)

Livro: O Gogó de Aquiles.

Sinopse:”Se a memória busca fatos longínquos e não os encontra pra trazê-los de volta, a simples menção de uma melodia ou de uma frase de letra musical deflagra emoções aparentemente sem nexo. Traduzi minha vida em uma música para cada período vivido nos breves ou nos longos dias do tempo. Bússola e rosa-dos-ventos minhas qye usam cada música escolhida e consagrada a fogo em pentagramas transformadas em mapa. Ou em rota de fuga.” (o autor)

Referência: Dicionário Cravo Albin